• Como fazer um planejamento eficiente para atingir as metas de ano novo

    29 de Novembro de 2018 • Categoria: Gestão Mudança Resultados

    Mais do que uma necessidade, fazer o planejamento para o próximo ano é uma das grades vontades que batem no fim do segundo semestre, não é mesmo? Além de ser fundamental para que a gente possa se organizar e obter melhores resultados, particularmente, adoro este momento de projetar o futuro e saborear aquele gostinho de antecipação. 

    Por isso, preparei 7 dicas de como fazer um planejamento para o ano novo de forma eficiente para atingir metas. Confira!


    Fazer o planejamento do ano novo é fundamental para alcançar metas e realizar sonhos (Imagem: FreePik)
     

    1. Faça um balanço geral do ano que passou

    O primeiro passo para fazer um planejamento eficiente é avaliar o que ganhamos, perdemos e aprendemos nos últimos meses – e aqui, dar o foco principal ao aprendizado

    Isso, porque aquilo que aprendemos funciona como alicerce para projetos. É percebendo quais atitudes que geraram bons resultados e quais foram negativas, que conseguimos entender o que continuar fazendo, o que parar de fazer e no que melhorar. 

    2. Defina suas prioridades

    Para tudo: faça uma pausa neste exato momento e pense no que você mais gostaria de conquistar em 2019. Agora, pense no que ficaria em segundo lugar dessa lista. Pensou? Agora, em terceiro. 

    Esse exercício de autorreflexão é o que definirá o seu plano para o novo ano. Elencar prioridades ajuda a definir metas e, com metas definidas, o plano nasce. Por fim, o planejamento torna as ações mais eficientes rumo ao resultado.

    Ganhar mais dinheiro, organizar melhor a rotina, lançar um projeto de carreira paralelo, mudar de emprego, emagrecer, ter uma vida mais saudável, comprar uma casa, viajar... não importa quais são as prioridades da sua lista. O importante é consultar a sua mente para definir o que você mais precisa e deseja para o ano novo.

    3. Separe área por área

    Com as prioridades em mãos, é interessante aloca-las nas áreas às quais pertencem para que você possa ter uma visão mais clara do que o seu planejamento abrange e se está tudo bem equilibrado. 

    Ou seja: descreva suas prioridades profissionais, financeiras, familiares e pessoais. Assim, fica mais fácil de se organizar. 

    4. Trace o plano de ação 

    Se você pretende lançar um projeto profissional, por exemplo, coloque no papel tudo que é necessário para conseguir esse lançamento. Caso você queira mudar de área, analise cada uma das etapas que serão indispensáveis para essa mudança – como iniciar um curso profissionalizante, treinamento ou faculdade. 

    Se a ideia é procurar por vagas de emprego, entenda o que precisa ser feito para se recolocar profissionalmente. Você quer abrir um negócio próprio? Trace as ações necessárias para isso. Quer continuar como está, mas sempre aprimorando e melhorando? Também pode, é só definir o que manter e no que melhorar. 

    Em outras palavras: planeje o que fazer com mais detalhes de informação e prazos - e faça. Simples assim! 

    E para não se confundir no meio de todo esse caminho, uma pergunta pode ajudar a identificar a validade das ações: elas estão te aproximando da meta ou afastando? Como diz minha querida amiga Adriana Castilho (@dricastilho), se estão aproximando, segue o plano. Se não, deixa de lado e não perca tempo com isso.

    5. Considere imprevistos

    A gente sabe muito bem que os imprevistos acontecem, né? E um bom planejamento também os leva em consideração. Nessa etapa, você pode agir de duas formas: preparar-se com ações e preparar-se psicologicamente

    Ou seja: você tanto pode deixar algum dinheiro guardado para dar conta de imprevistos financeiros, quanto pode preparar-se psicologicamente para lidar com aquilo que não estava previsto e aconteceu. 

    Não estou dizendo para desenvolvermos um pensamento pessimista ou alarmante, não. Ao contrário, devemos manter a positividade e visualizar que tudo dará certo. Mas, caso alguma coisa não saia como o esperado, é preciso entender que a vida é assim mesmo, imprevisível. E segue o baile. Compaixão consigo mesmo também é importante.

    6. Apps de organização: conte com a tecnologia

    Alguns aplicativos de planejamento podem ajudá-lo a traçar as metas para o próximo ano e organizar seu dia a dia. Separei três apps de gerenciamento de tempo e tarefas interessantes:

    Evernote

    Nesse aplicativo você pode organizar sua lista de tarefas diárias, semanais e mensais em pastas de trabalho e pastas da vida pessoal. Além disso, pode fazer notas e lembretes com texto, áudio ou foto. Está disponível para smartphones com Android e iOS

    Trello

    Nele, você consegue dar um foco mais detalhado na organização dos projetos profissionais que está tocando. Pode anotar as tarefas que englobam cada atividade, orçamento e prazos de entrega, por exemplo. Está disponível para celulares com Android e iOS

    MindMeister

    O aplicativo serve para, literalmente, organizar as ideias. Nele você anota seus insights e o app desenvolve um diagrama em forma de mapa mental e linhas do tempo. Pode ser baixado para Android e iOS.

    7. Consuma conteúdos edificantes 

    Tem muita coisa boa para ler e que nos ajudam a manter a organização para planejar, executar e ter sucesso. 

    O livro Essencialismo, por exemplo, que já recomendei até na minha página do Facebook e Instagram, fala um pouco sobre priorizar. O ebook 5S na Prática, de minha autoria e que você pode baixar de graça aqui, ajuda a praticar a técnica dos 5Ss e manter uma rotina mais organizada e produtiva. 

    Assim como na saúde física, a saúde mental e profissional exige que a gente se alimente bem para atingir resultados, não é? E para isso, os conteúdos de qualidade que temos disponíveis em tantas plataformas podem ajudar. 
     

    Priorizar, traçar a ação e aproveitar recursos da tecnologia para ter mais eficiência são atitudes que ajudam a gente a realizar. (Imagem: FreePik)

     

    Portanto, tire algumas horinhas das próximas semanas para fazer um saudável exercício de reflexão sobre seus desejos e necessidades e, a partir disso, traçar suas prioridades, metas e ações para alcança-las. Tenha ousadia, coragem e visão - aí, é só abraçar 2019 e seguir em frente!

     


    Espero que tenha gostado de nosso papo de hoje e fique à vontade para compartilhar!


    Abraços,
    Marcia.

     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.