-
Como fugir da negatividade e ser mais positivo para alcançar resultados
Dias atrás, assisti a uma reportagem na qual um endócrino, especialista em envelhecimento saudável, explicava como o otimismo faz bem para a longevidade e manutenção da saúde. Sempre acreditei nisso. Uma gripe, por exemplo, fica com cara de mero resfriado quando encaramos a situação com calma, positividade e buscamos por soluções sem pessimismo. Sopa, agasalho, analgésico e atitude positiva para o mal-estar diminuir e o mundo ficar mais alegre, não é mesmo? Agora, pense comigo: se o otimismo tem poder sobre o corpo, quanto ele pode fazer por nossa vida profissional? Bastante. E essa é a conversa de hoje.
Pensar positivo ajuda a melhorar o desempenho e alcançar resultados (Imagem: FreePik)Por que a negatividade faz mal para nosso trabalho?
Porque encarar negativamente os desafios, problemas e obstáculos nos predispõe ao erro. A negatividade começa sorrateira e num piscar de olhos toma enormes proporções, afetando o ambiente e resultados. Veja: estou frustrado, alimento essa frustração e fico mal-humorado. Mal-humorado, irrito-me facilmente e sou hostil com os colegas, trato mal as pessoas. O clima fica pesado, todos sentem a tensão. Essa tensão volta para mim e, somada à frustração inicial, me faz trabalhar com má vontade, achando que tudo vai dar errado. Faço meu serviço sem comprometimento e com zero capricho. A consequência? Resultados ruins. E, com eles, mais negatividade.Percebe como é um ciclo tóxico? Ele faz muito mal e é necessário rejeitá-lo.
Como fugir da negatividade e ser mais positivo?
A vida da gente é surpreendida por desafios o tempo todo: existem pessoas com as quais precisamos lidar e que nem sempre são tão agradáveis, problemas práticos do cotidiano de trabalho surgem quase todos os dias, tarefas difíceis que exigem muito esforço, situações complicadas na família, orçamento apertado… uma lista grande, se colocarmos na ponta do lápis. Mas, quando desenvolvemos um espírito otimista diante de todos esses itens, a resolução é bem mais rápida, eficaz e indolor.E sendo positivo na vida de um modo geral, tiramos de letra a missão de levar o otimismo para o trabalho. A consequência: ele é um grande ajudante dos bons resultados. E uma ótima notícia é que algumas pequenas ações no seu dia a dia aumentam o espirito de positividade! Confira.
Exercite a gratidão: penso que esse sentimento é, sem dúvida, um dos mais importantes para viver feliz. Quando agradecemos pelo emprego, salário, casa, família, amigos, saúde, por tudo que temos e somos, evidenciamos a importância que esses elementos têm em nossas vidas e nos sentimos bem mais satisfeitos. E a satisfação anda de mãos dadas com o otimismo.
Veja o lado bom das coisas: você já leu Poliana? É um clássico cuja moral da história é procurar por alegria até em momentos tristes. E, de fato, ver o lado positivo nos ajuda a reverter as situações mais desapontadoras. Tenha fé! Faça essa experiência e veja como tudo muda. Você deixa o pessimismo pra lá e passa a ver o copo cheio.
Comece o dia fazendo algo que te deixa feliz: faça uma oração, medite, ouça uma música alegre, coma algo gostoso, enfim. Antes de ir para o trabalho, tente tirar uns minutos para si mesmo e para uma atividade simples, que traga leveza.
Encare os problemas como desafios de crescimento: um serviço complicado de executar, algo que deu errado na empresa, falta de dinheiro, discussões na família. Essas e outras problemáticas da vida, por pior que pareçam, têm solução – que é muito mais fácil de alcançar quando encaramos os entreveros com positividade e os aceitamos como lições, que ao serem superadas, terão nos transformado em seres mais fortes e sábios.
Escolha ser mais positivo e fuja da negatividade. Resultados melhores virão! (Imagem: FreePik)O pensamento positivo e seus resultados: curiosidade.
Você já viu aquele experimento do arroz e palavras positivas?Um fotógrafo japonês encheu três potes de vidro com arroz e proferiu palavras de gratidão e ódio, regadas por esses sentimentos, aos recipientes. O primeiro pote recebeu as palavras alegres. Para o segundo pote, o fotógrafo dizia as de raiva. E para o terceiro não dizia nada.
O pote de arroz que ouvia as palavras boas fermentou naturalmente, um aspecto bem bonito. O conteúdo do pote do ódio ficou escuro. O ignorado mofou.
Apesar de céticos ficarem com um pé atrás e a comunidade científica ainda não ter estudado o poder das palavras, o experimento deixa bem claro que os sentimentos que emitimos influenciam os resultados daquilo que executamos. Assista o vídeo e teste em casa, se tiver um tempinho:
Não há dúvidas de que ao pensar positivo nossas atitudes também serão positivas. E todo esse otimismo se converte em satisfação, o que gera boas condutas, comprometimento e, por consequência, traz bons resultados.Obrigada pela leitura!
Abraços, Marcia.