• Organização e sucesso: uma relação que funciona

    20 de Maio de 2022 • Categoria: Gestão Resultados

    Você abre a gaveta em busca de meias cinzas. Mas ela parece ter sido vítima de um furacão. Tudo está misturado, embolado. Se você não desiste de encontrar a tal meia, até achá-la, já perdeu tempo e se estressou. Pois é. Com as outras gavetas da vida também é assim. Falta de organização faz a gente gastar energia com a atividade errada e perder a concentração. E é nesse ponto que mora o segredo de como ser organizado para ter mais sucesso.

    É que organização deixa a mente leve. E com a cabeça despreocupada com o que não importa, há espaço para focar no que interessa. Logo, a produtividade aumenta e os resultados batem à porta.


    Como me tornar uma pessoa mais organizada?

    Para ser mais organizado é preciso contar com a autodisciplina. Além disso, esquematizar essa missão em três etapas pode ajudar bastante: rotina, tarefas e tempo. Vou compartilhar esses passos para que você coloque a mão na massa rumo à organização. Vamos lá?

    • Autodisciplina: diria que essa é a estrutura fundamental de uma vida organizada. Para colocar em prática o hábito da organização é preciso desenvolver, primeiro, o hábito de se autodisciplinar. Avalie criteriosamente suas ações, cobre de si mesmo a execução do que planeja. Ter disciplina é gratificante porque aumenta o nosso êxito – e consequentemente a sensação de satisfação, gerando um feliz ciclo.

    • Rotina: pensar nela é pensar na vida como um todo. Alimentação, exercícios, estudo, trabalho, finanças, casa. Por exemplo: você quer ter mais saúde e para isso sabe que precisa de uma alimentação balanceada e exercícios físicos. Logo, sua rotina deve estar organizada de modo que a comida seja melhor e reste um tempinho para atividades – nem que seja umas voltas na quadra. A casa precisa ter uma mínima organização para que você tenha tempo e espaço para cozinhar algo mais saudável do que um congelado de micro-ondas. A ida ao supermercado merece uma lista para que os itens certos parem no carrinho e, de quebra, você não gaste dinheiro à toa.

    Consequentemente, você come melhor, dorme melhor e até gasta menos. No dia seguinte, sua produtividade no trabalho melhora também.

    Percebe como tudo está atrelado à organização e como ela provoca uma reação em cadeia na sua rotina? Uma ação bem planejada e executada impacta outra, e outra e outra. E com elas vêm resultados.

    • Tarefas: agora, dando um zoom, pensamos na organização das tarefas. A dica é ter uma agenda onde você possa materializar suas ideias e esquematizar tudo que precisa ser feito no dia, semana e mês. Sistematize as prioridades de trabalho e da vida pós-expediente. Fazer um plano mental e anotá-lo é essencial para se organizar. Mas, vale lembrar que a autodisciplina é fundamental nesse momento, pois é responsável por transformar uma simples anotação em ação de verdade.

    • Tempo: quando você organiza quais atividades vai realizar, é importante também organizar o tempo que pretende gastar com elas, o horário para começar e terminar cada coisa. Combinar tarefa e tempo é fundamental.


    Organizar a rotina, o tempo e as tarefas: essencial para uma vida de sucesso. (Imagem: FreePik)
     

    O sucesso vem!

    O caminho do sucesso é repleto de atitudes que precisam ser tomadas. E a organização é uma das mais importantes porque envolve planejamento e produtividade. Do e-mail aos documentos, da geladeira às finanças, buscar uma rotina organizada permite que nossas energias sejam enviadas ao destino certo. O sucesso é o resultado!
     

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

Faça seu comentário.