• Ano novo, vida nova: como ter disciplina para alcançar os objetivos

    16 de Janeiro de 2018 • Categoria: Comprometimento Gestão Mudança Resultados

    Então, o novo ano chegou. E com ele, a sensação de que o recomeço vai ajudar a realizar sonhos – dos novos aos antigos. De fato, essa virada no calendário funciona como um divisor de águas para bastante gente. Mas, não é a mudança de data que traz resultados. O ano novo só traz vida nova se nós nos disciplinarmos em planejar e executar. Por isso, hoje vamos falar sobre como ter disciplina para alcançar os objetivos em qualquer época. Acompanhe!

     

    Disciplina: uma aliada para alcançar metas e objetivos. (Imagem: FreePik)

    Primeiro de tudo: o que é a disciplina e por que ela é importante
    Defino a disciplina de forma diferente à clássica versão dos dicionários: aqui, ela é o compromisso consigo mesmo. É superar medos, preguiça e obstáculos para executar o plano que a gente mesmo cria.

    E ela serve para tudo: para organizar o dia e realizar as tarefas com mais qualidade e menos ansiedade, para crescer na carreira, para abrir um negócio, para perder peso, dormir melhor, ganhar mais dinheiro, estar com a família... o que você imaginar cabe na lista. Quando desenvolvemos um comportamento disciplinado, driblamos os inconvenientes – inclusive aqueles que nós mesmos criamos em nossas mentes – e colocamos a mão na massa. Nada nos segura.

    E depois de ver concretizado o que estava só na imaginação, nos sentimos empoderados e percebemos que somos capazes de tudo. A felicidade enche o peito!  E o legal da vida é isso: estar feliz, não é mesmo? Em pouco tempo aplicando a disciplina dentro desse conceito construtivo que estamos trabalhando, você percebe que na verdade ela é libertadora. E por isso é tão importante.

    Em contrapartida, quando deixamos a disciplina de lado, é bem possível que nossos planos não deem certo – isso quando eles, sequer, saem do papel. O resultado? A vida passa diante dos nossos olhos sem que a gente aproveite oportunidades de ser mais feliz. A frustração toma conta. Melhor fugir disso, não é?

    Como ter disciplina: 4 dicas para você ser compromissado consigo mesmo
    E para ficar bem longe da frustração e infelicidade de não conseguir alcançar o que tanto gostaríamos, algumas atitudes ajudam a ter disciplina para realizar e ter resultados. Confira:

    1. Ajuste o foco (e entenda porque falar em foco é essencial): não é de hoje que a gente lê por aí que é importante ter foco. Mas o que é o foco, de verdade?

    Vamos pensar numa câmera. Quando você está prestes a tirar uma foto, mas a imagem está embaçada, não é possível ver o que tem lá na frente. Mas ao ajustar o foco, tudo fica claro. Com a vida é assim também.

    Quando queremos alguma coisa, seja o que for, precisamos ajustar o foco para ter uma visão clara do que vem adiante – a recompensa. Com essa visão nítida do resultado que esperamos, ou seja, com o foco ajustado, é bem mais simples de ter disciplina para realizar.

    Portanto, pratique o foco no resultado. Pense na recompensa e você vai ter forças para ser disciplinado sem que essa seja uma tarefa ruim.
     

    2. Faça um cronograma: bolar uma agenda com as coisas que você quer colocar em prática para alcançar seus objetivos é um passo simples e fundamental para ter disciplina.

    A dica é montar um cronograma que comece simples, nem que seja com apenas uma tarefa relacionada aos seus objetivos. Por exemplo: se você quer abrir seu próprio negócio, comece dedicando meia hora por dia para pesquisas relacionadas a sua ideia. Depois de uma semana, aumente as tarefas do cronograma: meia hora de pesquisa de negócio e meia hora procurando investimentos.

    E assim, recheie a sua agenda de tarefas e mudanças. Quando você menos espera, sua rotina mudou e você realizou aquele sonho antigo com uma boa ajuda da disciplina.

    3. Apaixone-se pelo processo que os resultados virão: se você quer atingir um resultado e para isso vai precisar se organizar mais, estudar mais, exercitar-se, ler, acordar mais cedo, ir dormir mais cedo ou fazer qualquer outa coisa essencial para chegar ao objetivo, trabalhe para que a novidade deixe de ser penosa e transforme-se em um hábito prazeroso de todos os dias.

    Para isso, é interessante buscar soluções que tenham a ver com as nossas verdades, e, também, abrir a cabeça para experimentar o novo. É um combinado de estratégia com mudança de comportamento e quebra de paradigmas. Desse jeito, a caminhada é tão bacana quanto a chegada.

    4. Saiba que a vontade de postergar faz visitas – e não abra a porta: nesse processo de busca por mais disciplina, é importante conhecer nossos pontos fracos e saber que a vontade de postergar se apoia neles.

    Estar ciente disso nos deixa mais preparados para combater a preguiça, a insegurança, a timidez, o medo e todos os sentimentos que alimentam a postergação – uma grande vilã que impede a realização dos sonhos.

    Um exemplo: se você não gosta de estudar, mas para passar num exame será necessário fazer isso, lembre-se de que no momento em que você abrir os livros a indisposição vai se apresentar e a vontade de deixar para amanhã será forte. Então, esteja preparado para, bem nessa hora, ajustar o foco, obedecer ao cronograma e tentar se apaixonar pelo processo.

    Manter o foco, um cronograma a paixão perto e a postergação longe é o caminho para a disciplina e os sonhos! (Imagem: FreePik)

    Uma dose de inspiração: como a disciplina mudou a vida da minha amiga
    Falando em disciplina, eu não poderia deixar de fora a história da minha amiga Adriana Castilho de Andrea. Bonita, inteligente e espirituosa, é uma pessoa que admiro demais e que, com seu comportamento disciplinado, atingiu lindos objetivos. Vou contar a história dela para vocês.

    Advogada de sucesso, mudou de carreira há 10 anos e há 7 anos teve uma filha muito amada, a Julia. Com a nova rotina, vieram uns quilos à mais. E como acontece com bastante gente, ela se sentia frustrada com o ganho de peso.

    Mas em janeiro de 2017, tomou uma decisão e aderiu a alimentação lowcarb e muito exercício físico. E olha que legal: com método e disciplina, em doze meses estava com 15 quilos a menos, mais saúde, mais disposição, mais feliz e até inspirando outras pessoas.

    E desta inspiração surgiu um novo sonho e importante projeto, que vai ajudar bastante gente a emagrecer e viver melhor. Ela já está trabalhando nisso e em breve vai lançar a novidade - e, mais uma vez, conta com a disciplina como aliada. Sensacional, né?! Você pode conhecer mais da história dela aqui e ficar ligado no lançamento.
     

    Disciplina é liberdade: ela traz a felicidade da realização. (Imagem: FreePik)

    São casos como o da Adriana que inspiram e mostram como manter a disciplina é fundamental para realizar os projetos de ano novo – e do ano todo! Aplicando as quatro dicas e lembrando das pessoas que conseguiram alcançar resultados sendo comprometidas com seus sonhos, você vai conseguir ter disciplina e realizar também.
     

    Espero que tenha gostado do papo de hoje! E fique à vontade para comentar e compartilhar.
    Abraço,
    Marcia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO, VEJA A POLÍTICA DO BLOG

1 COMENTÁRIO(S)

Marcia, Querida! Obrigada pela referência! Vc sempre foi inspiração e apoio para meus sonhos! Adriana. :)
comentado por Adriana Castilho Andrea em 18/01/2018